top of page

Arena das Dunas realizará reforma no gramado em dezembro

Do blog Marcos Lopes.


Por Diogo Pedroza


Prezando sempre pelos mais altos padrões de excelência na manutenção de sua estrutura, a Arena das Dunas realizará, a partir deste mês de dezembro, a manutenção e renovação de seu gramado. Conhecido por ser um dos melhores gramados do país, a obra ocorrerá em duas etapas, de 25 dias cada – com a primeira, a partir de dezembro, e a segunda, após os dois jogos da Pré-Copa do Nordeste, em janeiro –, e a previsão é que tudo fique pronto até o dia 05 de fevereiro de 2023.


A manutenção corretiva ocorre anualmente, sempre aos términos das temporadas de jogos e eventos, geralmente no mês de dezembro e janeiro, que é quando o gramado já começa a apresentar um desgaste natural. Em 2022 a Arena recebeu em sua área de gramado 22 partidas de futebol profissional, seis partidas de futebol Amador e 18 eventos.


De acordo com Mateus Cunha, gerente de operações da Arena das Dunas, “o trabalho de recuperação do gramado é um processo importante para manter a qualidade e o ‘padrão FIFA’ do campo de jogo. Com o uso do gramado ao longo do ano, ele vai acumulando matéria orgânica, acumulando compactação e a superfície vai perdendo um pouco do micronivelamento que é importante para a bola rolar redonda. Apesar de durante o ano ainda fazermos algumas atividades para diminuir estes problemas, o campo precisa de uma renovação mais agressiva para poder ficar perfeito para a próxima temporada de jogos e eventos”, afirmou.


A reforma é executada por uma equipe de funcionários fixos especialistas em gramado e conta ainda com o auxílio de duas consultorias: a World Sports – que atua na área de implantação, e fornecimento de produtos e serviços aos principais clubes, estádios e organizações de futebol do Brasil, América do Sul e Estados Unidos, tendo ainda trabalhado em 8 dos 12 gramados dos estádios da Copa do Mundo do Brasil em 2014 -; e a Maristela Kuhn, um escritório de agronomia especializado em gramados esportivos que possui em sua cartela de clientes a Conmebol, CBF e diversos clubes.


O trabalho de manutenção e reforma do gramado abarca várias fases que vão desde exames diários que buscam verificar a presença de doenças, insetos nocivos ou plantas daninhas, até a manutenção em si. “Para se ter uma ideia, além do trabalho diário, a cada quinze dias é feito um serviço de descompactação do gramado através de pequenas perfurações do solo, para manter o piso o `menos duro´ possível, diminuindo as chances de lesão e auxiliando na drenagem do campo, o que ajuda na qualidade do terreno e melhora as condições de fertilidade da grama. São pelo menos 10 máquinas diferentes que são utilizadas nessa manutenção, desde cortes, pintura, corte vertical, adubação, pulverização, entre outras”, esclarece Mateus Cunha.


Os serviços realizados têm o objetivo de manter o gramado sempre nos parâmetros ideais de nivelamento, compactação e drenagem, garantindo as condições para a melhor performance e segurança dos atletas, ao mesmo tempo em que prolonga a sua vida útil. Desde sua criação, em 2014, quando sediou os jogos da Copa do Mundo daquele ano, a Arena das Dunas mantém o mesmo tipo de grama: Tifway Bermuda Grass 419, própria para a prática esportiva de alto rendimento, dada sua elevada qualidade genética. O gramado foi plantado em 2013, com dimensões no padrão 105m x 68m.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Até breve

bottom of page