• Larissa Maciel

Atlântica Futsal: já perdemos parceiros por sermos um time feminino

Conheça a história da equipe de futsal amadora que começou em Mossoró em 2019.

foto: cedida

1- como começou a equipe?


A equipe foi montada em 2019 quando algumas alunas de futsal do CEEP se juntaram com seu treinador (na época Estagiário, Ruan Sales) para montar uma equipe com suas amigas de outras escolas.


2- quais são as maiores dificuldades de se fazer futsal feminino em Mossoró?


A maior dificuldade sem dúvida é a falta de competições na cidade, o que implica em várias viagens longas e com o custo altíssimo para poder competir.


3- há preconceito de gênero? De orientação sexual?


Na realidade nós já perdemos oportunidades de parceria por sermos um time feminino. E isso aconteceu bem no início da nossa equipe. Desde então soubemos a realidade que enfrentaríamos, e usamos isso como estratégia de grandeza.


Sobre identidade de gênero existe um problema que nos incomoda, que é a falta de debate sobre a participação de atletas transgênero em competições. Nosso desejo é que essas questões sejam discutidas com clareza para prepararmos sempre a nossa equipe da melhor maneira possível, sem gerar expectativa ou decepcionar ninguém.


Já sobre a questão de orientação sexual, até o momento, nós estivemos rodeados de respeito, espaço e representatividade. Queremos que essa seja sempre a mensagem transmitida pela nossa equipe. Inclusive agradecemos às empresas parceiras e patrocinadoras pelo apoio sempre.


4- como é a luta por apoio e por patrocínio?


Nós acreditamos que por sermos um time feminino haja menos interesse de imediato pelas empresas que buscamos apoio, no entanto, vimos que estamos conseguindo mostrar uma organização que desperta interesse, quando apresentamos o trabalho de retorno com divulgação nos treinos, torneios, campeonatos, e publicações nas redes sociais, sem contar com o engajamento de todas do time. Além disso, nós buscamos sempre contactar empresas que além do apoio financeiro, acreditem na nossa equipe e sejam agentes de crescimento em outras esferas que o esporte também contém, como integridade física, autoconfiança, respeito e representatividade social.


5- momento marcante da equipe e desejo pra o futuro


O nosso momento marcante foi nosso primeiro título, em 2021 na Copa de Emancipação da cidade de Grossos no dia 01 de Dezembro. O desejo futuro é ter nossa primeira participação no estadual de futsal de 2022 e manter nossas participações para cadê vez mais elevarmos nosso nível e se tornar um caminho para as atletas de Mossoró terem sua paixão como profissão.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo