• Larissa Maciel

Atlético feminino: o futebol é marcado por sexismo, desigualdade e exposição das atletas

Equipe nasceu em meio a pandemia e mostra organização e sonhos ao mesmo tempo.


1- como surgiu a equipe?


A equipe Atlético Mossoroense feminino surgiu no dia 14 de junho de 2021, quando uma jovem chamada ster de 17 anos teve a idéia de chama algumas meninas que jogavam bola, para começar uma equipe. Então ela chamou o treinador Leandro Barbosa para ser o treinador das meninas, e os primeiros treinos aconteceram na praça da Cohab.


2- quais são as maiores dificuldades desde o início até agora?


Desde o começo, o futebol feminino é marcado por questões como sexismo, desigualdade, e exposição das atletas. Ainda é possível encontrar nos dias de hoje, aqueles que acreditam que mulheres em Quadra, é apenas para exposição e por isso o jogo não deve ser levado a sério e com o devido respeito.


3- como tem sido a busca das meninas por mais espaço no time?


Aumentou bastante o número de atletas, a gente começou só tinha apenas 8 atletas, Hoje são mais de 30 e foi preciso o professor dividir os dias de treino específico para as mais iniciantes e as experientes. A busca por espaço tem cada vez aumentado pelo fato de chega mais atletas.


4- como tem sido a sequência de competições?


O time passou por 5 competições no último ano, em uma delas ficou em 3° lugar, e o time vem crescendo cada vez mais para realizar novos torneios e buscar o título.


5- o que vocês esperam para a melhoria do time este ano?


Esperamos cada dia estimular o espirito de equipe!


Esperamos que todas as meninas se identifiquem cada dia mais com o grupo de trabalho para assim, tender a ter uma visão coletiva e começam a entender que o sucesso delas está ligado, também, ao sucesso do time. Com isso, a ideia de todos se torna importante e passa a ser respeitada.


Esse sentimento de pertencimento gera empatia, melhora o relacionamento interpessoal, aumenta o senso de responsabilidade e proporciona uma postura colaborativa. Nois da comissão precisamos compreender que ações praticadas em grupo podem gerar resultados mais satisfatórios que atitudes individuais.


Dessa maneira, temos que estimular cada dia o espírito de equipe nas meninas afim de conquistar maiores elos de lealdade e colaboração, produzindo um maior engajamento coletivo.

17 visualizações0 comentário