• Larissa Maciel

Cinquenta estudantes participarão da final do Grand Prix de xadrez em Mossoró

Etapa da competição acontece no dia 21 de maio.


Cinquenta estudantes e adultos, finalistas de quatro etapas do Grand Prix Rápido de Xadrez de Mossoró e Região participarão no próximo dia 21 de maio da final do Grand Prix Rápido de Xadrez que será realizada às 14h, na praça de eventos no Partage Shopping Mossoró.


Nesta quinta e última rodada, assim como nas anteriores, a participação é aberta. Qualquer pessoa pode jogar independente de idade e sexo e haverá premiação com medalhas personalizadas para Campeão, 2º lugar, 3º Lugar, Melhor feminino, Melhor sub10, sub12, sub14, sub16, além de troféus para os mais bem colocados que somaram pontos nas 5 etapas. A última edição do campeonato de Xadrez foi realizada antes do início da pandemia, há 2 anos e retoma com um bom público de participantes.


O responsável pela realização do Grand Prix Rápido de Xadrez é o professor Francisco Helder Cavalcante que já realiza as competições em Mossoró desde 2011, resultado da criação, por ele, do Clube de Xadrez em 2003. Ao longo dos anos, Helder tem sido um divulgador dos benefícios do xadrez na educação já que comprovadamente trabalha e desenvolve habilidades como o raciocínio lógico, concentração, tomada de decisões, memória, capacidade de planejamento, autoconfiança e respeito ao adversário, entre outras.


“A participação dos estudantes é muito boa. Alguns colégios em Mossoró já estão ofertando o ensino do xadrez de forma regular e vem crescendo a participação dos jovens em nossos eventos. Com o apoio do Partage neste evento conseguimos 50 inscrições e a procura continua acontecendo, especialmente pelo local ser propício para a realização da final, ou seja, possui área para os jogos, segurança, alimentação e lojas. Torna-se um lazer para os competidores e seus familiares”, explica o professor Francisco Helder.


No dia 22 de maio haverá a Simultânea de Xadrez com a participação do simultanista, Carlan Amorim de Lira que é pentacampeão mossoroense de Xadrez Clássico (2002, 2005, 2014, 2018 e 2019).

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo