• Larissa Maciel

Clubes se manifestam no Dia da Consciência Negra. Ainda é pouco.

Opinião sobre a ação dos clubes em um ano de puro preconceito dentro e fora dos estádios.


"Torcedor" atleticano diz a segurança: "olha a sua cor" - foto: Foto: Reprodução/Twitter

Dos últimos anos, talvez a temporada de 2019 tenha sido o "palco" mais recente para a luta contra qualquer tipo de preconceito dentro do esporte. Seja LGBTfobia, xenofobia ou racismo, os casos seguem se espalhando. As manifestações dos clubes também tem aumentado.


Hoje, em todo o Brasil, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Até então, desde os chamados times "gigantes" ao "pequenos", as postagens através das redes sociais estão carimbadas, recheadas de "likes" e comentários, viralizando entre torcedores. Isso é bom.


O grande "dedo na ferida", parafraseando o título de um vídeo do Bahia com o técnico Roger Machado precisa ser colocado: qualquer postagem ou nota oficial nos dias de hoje é muito pouco.


Casos de racismo acontecem diariamente em todo o Brasil. E há quem diga que não existe, utilizando-se do argumento de que somos todos "miscigenados"... mas é dado real, é dor de muita gente.


A campanha do time baiano me chamou atenção justamente por dizer o simples, mas essencial:


"O racismo está em toda parte, e no Bahia também. Vamos botar o #DedoNaFerida", é o que diz o vídeo produzido pelo clube.


Assumir que o racismo está nas entranhas da sociedade é o passo. Assumir, inclusive, que está nas nossas menores atitudes. É de parar de somente apontar o dedo, mas também de refletir. É agir dentro do clube, pra atingir a torcida e punir, sempre que preciso, qualquer ato discriminatório.


O futebol é democracia. É espaço amplo, de amor, esperança e alegria. Espaço, portanto, de todos.


Enquanto continuarmos nas notas oficiais ou apenas nos vídeos de redes sociais, não teremos acabado com essa guerra contra o preconceito.


Como diz o clube Bahia, coloquemos o dedo nessa ferida.

3 visualizações

©2019 by Larissa Maciel. Proudly created with Wix.com