• Larissa Maciel

Com lei do silêncio, diretoria do Potiguar "culpa o menos culpado" e perde vitrine

Culpar a imprensa não parece o rumo mais justo para explicar o que acontece no clube em meio as dificuldades financeiras.


Potiguar está sob o comando de Allan Frederico após a saída de Barata - foto: Yhan Victor/ACDP

Após o período carnavalesco, a imprensa mossoroense voltou a cobertura diária do alvirrubro, único representante da cidade no campeonato estadual. A novidade não foi exatamente a chegada de reforços, mas sim a lei do silêncio estabelecida pela diretoria. Ninguém dá uma palavra no Potiguar.


O comunicado foi repassado pela assessoria de imprensa, que limitou-se a confirmar a nova regra até o jogo de domingo, contra o Globo, fora de casa. Sem entrevistas, não tem como ter perspectivas. Sem falas, a imprensa mantém o seu ritmo: informar o torcedor, como pode, agora sem os personagens principais do campo.


Desde a metade do primeiro turno, o presidente do Potiguar também limitou-se a dar entrevistas, pedindo preferência a jogadores e comissão técnica. As "críticas" da imprensa, então, passaram a incomodar.


O trabalho do jornalista, do repórter, é indagar, conduzir o meio comunicativo a fim de informar o mais interessado no dia a dia do clube: o torcedor. Luciano Quadros, Allan Pascoal e João Menezes utilizaram os instrumentos de trabalho da imprensa para falar o que sentiam. Não deixar que a expressão exista é silenciar. O silêncio não é democrático no âmbito da comunicação.


Fato é que, com essa decisão, a diretoria culpa o "combo" menos culpado: imprensa e torcida. A imprensa por fazer seu trabalho de análise neutro e ético, o torcedor por ter a ânsia de saber o que acontece. O clube não precisa buscar vilões e sim soluções em meio as dificuldades.


Segue o barco da informação, com o sem entrevistas. Quem perde é a instituição ao não utilizar a vitrine da televisão e do rádio para mostrar seus patrocinadores e suas apostas para a temporada.

31 visualizações

©2019 by Larissa Maciel. Proudly created with Wix.com