• Larissa Maciel

Final com VAR e críticas a torcida única. Presidente rebate

Uso do equipamento voltou a pauta após a final entre América e ABC ainda pelo segundo turno.

foto: Canindé Pereira

A primeira final entre América e ABC para definir o campeonato geral do estadual 2022 já tem data para acontecer: será neste domingo (10), com torcida única, iniciando às 16h na Arena das Dunas.


Campeão do segundo turno, o América terá direito ao mando de campo e, por isso, de contar com o seu torcedor. A manutenção da recomendação de torcida única, no entanto, segue levantando uma série de críticas ao campeonato.


Vale ressaltar que essa medida é uma recomendação dos órgãos de segurança e do próprio Ministério Público. Ao permanecer com a medida, o presidente da Federação Norte Riograndense de Futebol, José Vanildo, foi criticado por torcedores e rebateu.


"Respeito sua posição. Sigo entendimentos dos órgãos de Segurança e MP. Novo modelo agitou o mundo esportivo local. Apesar de tudo", respondeu a um dos torcedores no twitter.


Outro ponto importante quanto à final será a nova utilização do VAR, o árbitro de vídeo. O custo é estimado em R$ 50 mil. O recurso ajudou na final do segundo turno, mas não anulou completamente as polêmicas, o que é natural, uma vez que as decisões partem exclusivamente do ser humano.


Ainda nesta sexta, Zé Vanildo também comentou quanto as reuniões para a final, uma delas com os presidentes dos clubes.


"Ontem recebemos o Pte. Souza do América e Paulo Tarcísio do ABC, clima movimentado e eficiente. Definido Arbitragem, VAR e outras providências do primeiro jogo. Bom para o Futebol/RN."


Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho Assistente 1: Vinicius Melo de Lima Assistente 2: Francisco de Assis da Hora Quarto árbitro: Leandro de Sales Barchz

VAR

Árbitro VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-SP) Assistente VAR: Herman Brumel Vani (CBF-SP) Observador VAR: Ítalo Medeiros de Azevedo


7 visualizações0 comentário