Globo reclama perda de vaga na Copa do Nordeste; Imperatriz ameaça ir à justiça
Confusão entre mudanças do formato e dos critérios da competição embalam as reclamações.

Com informações do Globo Esporte RN
Pelo menos três clubes saíram muito insatisfeitos da reunião da última terça-feira, na sede da CBF, que definiu os moldes da Copa do Nordeste de 2023. Globo FC, Imperatriz e Treze, que chegaram a figurar entre os 16 participantes da fase preliminar da competição regional, acabaram, de última hora, ficando fora da disputa. O Imperatriz, inclusive, promete acionar a Justiça caso a sua ausência seja confirmada.
Pelo que foi analisado, a ordem dos critérios foi invertida, e a colocação no RNC passou a ser priorizada com relação à colocação no estadual. Assim, Globo FC e Treze perderam suas vagas para Potiguar de Mossoró e Sousa, respectivamente.
Sobre o Imperatriz, a questão seria uma possível nova regra criada pela CBF que permite, em tese, apenas equipes que disputam a 1º divisão de seus estaduais. O Globo também não gostou nada da não participação na fase preliminar. No entanto, a equipe de Ceará Mirim não deverá recorrer.
"Tivemos uma surpresa. Eles pegaram uma brecha que tinha no regulamento e deram poderes à federação, que teve o poder de indicar o Potiguar. Existe uma brecha a favor deles, existe uma legalidade. Logo, se existe uma legalidade, a gente iria entrar numa briga à toa. Claro que eu queria participar, até pelo lado financeiro, mas não devo ir adiante", comentou o presidente Marconi Barretto à reportagem do GE.