• Larissa Maciel

Histórico: primeiro juiz do quadro FIFA se assume gay

Árbitro Igor Benevenuto se assumiu gay através de podcast da rede globo.

Thiago Ribeiro/AGIF

A discussão de pautas LGBTQIA+ tem sido cada vez mais presentes no meio esportivo e isso é importante. Ainda que se considere um ambiente diverso, o esporte tem casos recorrentes de machismo, misoginia, racismo e homofobia, além de tantos outros preconceitos.


O podcast do Globo Esporte, denominado de "Nos Armários dos Vestiários", tem trazido temas pertinentes e revelações históricas que podem contribuir com o tema. Recentemente, o ex-atleta Richarylson falou pela primeira vez sobre sua sexualidade e se assumiu bissexual nos microfones do espaço. Agora, chegou a vez do primeiro árbitro do quadro Fifa se assumir gay: Igor Benevenuto.


Igor tem 41 anos e é o primeiro a se manifestar publicamente sobre o assunto. Veja o seu depoimento no podcast:


"O futebol é um esporte que eu cresci odiando profundamente. Não suportava o ambiente, o machismo e o preconceito disfarçado de piada. Para sobreviver na rodinha de moleques que viviam no terrão jogando bola, montei um personagem, uma versão engessada de mim. Futebol era coisa de 'homem', e desde cedo eu já sabia que era gay. Não havia lugar mais perfeito para esconder a minha sexualidade. Mas jogar não era uma opção duradoura, então fui para o único caminho possível: me tornei árbitro."


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo