• Larissa Maciel

Mossoró vôlei feminino: um marco para a cidade

Conheça a história da equipe Mossoró Vôlei na categoria feminina que vem despontando na região.

foto: reprodução

O início da história do Mossoró Vôlei, dar-se com a luta de 3(três) atletas e ex-alunas: Kayanara Lilian, Maria Tereza e Taynara Ferreira, que nos procuram com a proposta da criação do naipe feminino. Após vários encontros, um grupo de atletas foi convidado para uma fase inicial de testes, em seguida foram escolhidas 15 (quinze) para compor a equipe, posteriormente em reunião, ocorre a definição de local/horário de treino, objetivos da equipe e o cronograma de competições. A criação se dá no mês de Julho, com a definição da comissão técnica e grupo de atletas. A comissão técnica composta por Antonio José de Sousa Sampaio Barros(técnico) e Aldo Ferreira Filho (auxiliar técnico) e as seguintes atletas: Kayanara, Amanda, Ihanne, Laura, Maria Luiza, Maria Tereza, Márcia, Taynara, Ítala, Diênia, Letícia, Alana, Lidiane, Karla e Monique.


A direção foi composta por Laura, Kayanara e Taynara. A primeira participação em evento acontece no dia 18 de agosto de 2019, no I Domingo de voleibol em Rodolfo Fernandes/RN, obtendo o título de campeão.


A maior dificuldade é a negociação e a busca por patrocinadores, mas temos alguns patrocinadores que são totalmente sensíveis e se dispõe a investir no esporte.


Não um, mas três grandes momentos no ano de 2019. O primeiro momento: otítulo em Rodolfo Fernandes/RN, no dia 18 de agosto de 2019, após apenas um mês de treinamento e formação. O segundo: título no Super Interiorano, no mês de outubro do mesmo ano na cidade de Angicos/RN, após três meses de criação e o terceiro: a 3ª (terceira) colocação no Campeonato Estadual, no mês de novembro em Natal/RN, no seu quarto de fundação.


O apoio da municipalidade tem sido decisivo, pois desde o início a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Escola Municipal Professor Manoel Assis, tem sediado os treinos e competições da equipe e a contrapartida do Mossoró Vôlei é manter as instalações sempre limpa, cuidada e zelada.


Como todo o esporte amador, faltam mais investimentos por parte dos vários segmentos que poderiam apoiar a nível municipal. Manter uma equipe com a estrutura necessária, exige um orçamento bom e maioria das vezes contamos com a coparticipação dos atletas e comissão técnica. A nível de Estado, várias são as entidades (bancos, concessionárias de veículos, marcas esportivas, plano de saúde, ...) que poderiam dar assistência, bem como Governo do Estado, onde tudo esbarra na burocracia, leis e exigências documentais. A Federação Norte Riograndense de Voleibol, ajuda pouco, por não termos nenhuma equipe filiada a mesma, o apoio vem através de pequenos auxílios durante a realização de eventos.


Estamos buscando a criação de um Instituto, para que tenhamos um CNPJ próprio e a partir daí, buscarmos os trâmites legais para podermos angariarmos os investimentos legais para que possamos atender as nossas necessidades, bem como oferecer a comunidade mossoroense um retorno através de projetos que possam incentivar a prática do voleibol, a descoberta de novos valores e o soerguimento do mesmo.


As portas do Mossoró Vôlei sempre estão abertas para as atletas com idade a partir de 16 (dezesseis) anos que queiram enveredar ou aprimorar o voleibol. Treinamos pelo menos durante 10 (dez) meses anualmente. Quem tiver interesse é só nos buscar as segundas e quartas-feiras, a partir das 20h, no ginásio do Manoel Assis.


21 visualizações0 comentário