• Larissa Maciel

Natalense Richarlyson declara bissexualidade em podcast contra homofobia no futebol brasileiro

Fala do jogador é a primeira abertamente sobre o assunto desde 2007 e quebra um tabu.

Richarlyson é natural de Natal e viu sua sexualidade ser discutida desde 2007 quando um dirigente do Palmeiras, na época José Cyrillo Júnior, insinuou que ele era gay. Depois de anos, de forma oficial, o ex-jogador e hoje comentarista da Globo resolveu falar abertamente no podcast “Nos Armários dos Vestiários”, uma série que trata justamente de temas como esse no futebol brasileiro.


A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: "Richarlyson é bissexual". E o meme já vem pronto. Dirão: "Nossa, mas jura? Eu nem imaginava". Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada. Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso — afirmou Richarlyson ao podcast e com fala reproduzida pelo Globo Esporte.


"Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionamento", completou.


DO BLOG


Pode parecer bobagem, mas a fala de Richarlyson é mais um chute na porta de um armário arcaico do futebol brasileiro que insiste em existir. Não há motivo algum para, em pleno 2022, não abraçarmos as questões de sexualidade dentro do esporte com naturalidade e por um fim definitivo em xingamentos homofóbicos.


Que mais jogadores e jogadoras possam dar a cara a tapa. É preciso ter grito para ter eco.

13 visualizações0 comentário