• Larissa Maciel

Novo decreto restringe práticas esportivas em locais públicos

Anexos explicam também prática de atividades em academias.

foto: reprodução

Com o aumento dos casos de COVID, variantes descobertas e aumento de ocupação de leitos de UTI, o novo decreto municipal passa a restringir algumas atividades em locais públicos, entre elas, o esporte.


No anexo XIII do decreto, fica claro que não será permitida a realização de eventos de qualquer natureza que promovam aglomeração de pessoas nos espaços públicos.


Além disso, no ponto seguinte, fica também definido que a prática de esportes coletivos de contato físico (jogos de futebol) nos espaços públicos (quadras, praças e campos) está vetada.


Isso implica no futebol profissional? Não. Devido aos protocolos do campeonato e a testagem em massa. Mas deverá implicar no esporte amador desenvolvido em locais públicos.


Um outro ponto importante do decreto está na página quatro, no anexo VIII, que traz um protocolo específico para academias, centros de ginástica e futebol society. A prefeitura pede o respeito a capacidade máxima e área total, medidas de segurança estabelecidas e orientação aos funcionários que apresentarem sintomas para realizar a testagem. Veja:


4. Delimitar distância mínima de 1,5 (um metro e meio) entre usuários nas áreas de peso livre e no uso da piscina.


5. Manter distanciamento de 2,0m (dois metros) entre os aparelhos de cardio (esteira e

bicicleta) e estabelecer alternância entre os armários individuais, bem como a higienização após sua utilização.


Quanto às escolinhas:


8. Escolinhas de futebol podem funcionar apenas na modalidade de treinos que não resultem em quaisquer tipos de contato físico, ou seja, não sendo permitidos os jogos ou rachas, incluindo-se nesse quesito o funcionamento dos campos de futebol society.


Quanto às artes marciais:


9. Os treinos de esportes que envolvem contato físico tais como artes marciais em geral devem ser limitados a práticas que garantam distanciamento entre os atletas, bem como com uso de máscara durante os treinos.


360 visualizações0 comentário