• Larissa Maciel

Projeto “Karatê Para Todos” tem aula inaugural no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini

Projeto é uma parceria entre Prefeitura de Mossoró e o karateca Wilson Ribeiro.

foto: Allan Phablo

Alunos do projeto “Karatê Para Todos” tiveram neste sábado (30) o primeiro contato com a proposta esportiva recém implantada. A aula inaugural, realizada na quadra do Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, reuniu as primeiras 27 crianças e jovens de ambos os sexos, entre 10 e 18 anos, inscritos no programa.


Sob coordenação do professor e atleta Wilson Ribeiro, carateca com experiência internacional, inclusive defendendo a seleção brasileira, os jovens receberam as boas-vindas e ouviram as primeiras explicações sobre o esporte, incluindo princípios.


Sob os olhares atentos dos pais e responsáveis, que se fizeram presentes nas arquibancadas, os jovens ensaiarem também os primeiros movimentos.


“Meu filho via muito os filmes de karatê e se interessou pelo esporte. E quando eu vi essa oportunidade oferecida pela Prefeitura, e de graça, resolvi inscrevê-lo. Além disso, o karatê ensina muito em termos de disciplina, o que é bom para essa meninada”, justificou Jaílton Carlos, pai do jovem Willamy Juan, de 10 anos.


Para o garoto, que apenas treinava em casa, sozinho, baseado em vídeos que encontrava na internet, a decisão de apostar na modalidade e ingressar no projeto foi motivada pelo desejo de desenvolver a arte para a própria defesa, bem como atender a um sentimento altruísta.


“Decidi aprender o karatê para me defender e proteger os outros. Antes eu treinava na minha casa todos os dias, sem parar. Agora aqui, com o professor a sensação é outra”, revelou Willamy.


Para o professor Wilson Ribeiro, o idealizador do projeto “Karatê Para Todos”, esse é um sonho que se torna realidade.


“É muito gratificante para nós que somos do esporte. Executar um projeto que abraça todo o município, independente da classe social, é muito importante. Já fazia tempo que queríamos implantar esse projeto, e agora chegou a oportunidade. Ver essas crianças aqui se dedicando, se esforçando já na primeira aula, é muito gratificante para nós do karatê”, disse.


“Sou muito grato pelo convite do secretário Júnior Xavier (secretário da SEMEJ), que está nos dando apoio, disponibilizando o ginásio para desenvolver esse trabalho e futuramente colocar essas crianças para participar de eventos. Isso, sem dúvidas, vai ajudar a desenvolver a prática do karatê”, concluiu, destacando o apoio do Município.


Para o secretário Júnior Xavier, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), esse é um projeto muito importante que a pasta apoia e que deve atrair mais adeptos à prática do karatê, uma modalidade olímpica que exerce um forte fascínio em muitos jovens. O projeto também conta com o apoio das principais entidades que comandam o esporte no estado e no país.


“Essa modalidade pra gente tem uma importância grandiosa. É um esporte olímpico e a satisfação é tamanha porque é um projeto que já começa grande, com o apoio da Federação Norte-rio-grandense de Karatê e da Confederação Brasileira de Karatê. Nós vamos continuar apoiando e nossa meta é ver aqui em breve mais de 100 crianças e jovens fazendo parte desse projeto”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), Júnior Xavier, que acompanhou a aula inaugural.


As aulas do projeto “Karatê Para Todos” serão sempre aos sábados, no período da tarde. As inscrições são gratuitas e continuam abertas, sendo feitas na sede da própria SEMEJ, no Ginásio Pedro Ciarlini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.


Para inscrever-se, o futuro aluno deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso daqueles de menor idade, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo