• Larissa Maciel

Um dia antes de data contra a homofobia, ABC repudia ato preconceituoso de torcida organizada

A necessidade de notas de repúdio para o que deveria nem acontecer em qualquer instância é a prova de que ainda somos segregadores.

foto: reprodução

Durante todo este domingo (17), data em que se comemora ou pelo menos se recorda a luta contra a homofobia, é normal ver muitos clubes se posicionarem sobre como uma forma de inclusão a todos os seus torcedores e torcedoras. Como o futebol deveria ser plural, mas na verdade não é.


Palco de atos preconceituosos, como machismo, xenofobia, racismo e LGBTfobia, o futebol está longe de ser um lugar de todos. Basta olhar as arquibancadas e as atitudes de muitos por aí. A prova disso é que o ABC, um dia antes da data em específico, precisou repudiar em nota o ato da torcida chamada de “Garra Alvinegra”. Veja:


O ABC Futebol Clube vem a público repudiar a Nota divulgada na quinta-feira (14) pela Garra Alvinegra, e, principalmente, a inaceitável atitude tomada pela torcida, em que promoveu a expulsão de um integrante por não concordar com o conteúdo de um vídeo íntimo do mesmo, vazado nas redes sociais.


A atitude em questão não representa o pensamento do clube e da Nação abecedista, que é composta por uma torcida repleta de pluralidade, que abraça e respeita todos os gostos, pensamentos, opções, sem distinção de raça, gênero ou orientação sexual.


Outro ponto, não menos importante e tão repudiante quanto, é que queremos expressar nossa indignação com o responsável, ou responsáveis, pela gravação sem consentimento e posterior divulgação do material.


O ABC Futebol Clube lamenta profundamente o ocorrido e espera que toda a situação seja esclarecida e venha a ser resolvida da melhor forma possível, através do diálogo e com respeito.”


A nota, que gerou uma reação positiva de torcedores, é apenas mais uma amostra do quanto o futebol ainda pode ser segregador, além disso, comprova a falta de atitudes para minar qualquer ato preconceituoso.

4 visualizações

©2019 by Larissa Maciel. Proudly created with Wix.com